Como a Disney surgiu?

A marca Disney ficou famosa por seus desenhos, mas, com o tempo, se consolidou em diversos ramos do entretenimento. Os irmãos Walt e Roy Disney eram sócios e começaram produzindo as “Comédias de Alice”. A “The Walt Disney Company” foi fundada em 1923 com o nome “Disney Brothers Cartoon Studio”. A empresa passou por dificuldades financeiras depois do encerramento da série e mudou seu nome para “The Walt Disney Studio” em 1926. Em seguida, lançaram “Oswald, o Coelho Sortudo”, mas o estúdio perdeu seus direitos logo após sua primeira temporada.

1
Série “Comédias de Alice” (Alice Comedies)

2
Série “Oswald, o Coelho Sortudo” (Oswald, The Lucky Rabbit)

Com a criação do personagem Mickey Mouse, em 1928, a sorte começou a mudar. Ele se tornou o mascote da companhia e, um ano depois, a parceria entre os irmãos deu lugar à “Walt Disney Productions Ltda” e outras três empresas. Dez anos mais tarde, todas elas se tornaram “Walt Disney Productions”.

3
Personagem Mickey Mouse no curta animado mudo, “Plane Crazy”.

Em 1937, fizeram “A Branca de Neve e os Sete Anões”, o primeiro longa de animação e um dos primeiros a utilizar uma câmera multiplano para dar a sensação de três dimensões. A empresa se mudou para a Califórnia e se tornou pública três anos depois. Os animadores organizaram uma greve em 1941, época em que as pessoas estavam assistindo “Pinóquio”, “Fantasia” e “Dumbo”. Naquele ano, produziram filmes de propaganda da Segunda Guerra Mundial para os Estados Unidos.
“A Branca de Neve e os Sete Anões” voltou a render dinheiro à Disney sete anos depois e salvou a empresa. Assim, os relançamentos se tornaram geração de renda naquela época.

4.jpg
“A Branca de Neve e os Sete Anões” (Snow White and the Seven Swarfs).

5
“Pinóquio” – 1941 (Pinocchio).

6
“Fantasia” – 1941.

7.jpg
“Dumbo” – 1941

Walt Disney costumava levar suas filhas a parques de diversão e, neles, as crianças iam às atrações e os pais esperavam do lado de fora. Um dia, enquanto as esperava no Carrossel do Griffith Park em Los Angeles pensou que seria mais interessante um parque onde toda a família pudesse se divertir junta. A partir daí, começou a pensar como esse projeto poderia dar certo e o nome “Mickey Mouse Park” surgiu.
Em 1954 ele fez uma parceria com a TV americana ABC, que ajudou a financiar a construção do parque em troca do programa semanal aos domingos, chamado Disneyland e apresentado pelo próprio Walt Disney, que pôde divulgar seu projeto e seu futuro.

8.jpg
Banco do Carrossel do Griffith Park em Los Angeles, reproduzido na Disneylândia.

No dia 17 de julho de 1995 a Disneyland inaugurou em Anaheim, na Califórnia, com transmissão ao vivo da ABC, mas foi um desastre. Onze mil ingressos foram distribuídos para jornalistas e convidados, mas trinta mil pessoas apareceram porque conseguiram ingressos falsos. A Disney teve que escolher entre ter banheiros funcionando em vez de bebedouros em um calor de trinta e oito graus. Outro problema foi o asfalto, que não estava seco o suficiente e os saltos das mulheres afundavam no local. Esse dia ficou conhecido como “Domingo Negro” (Black Sunday) posteriormente.

9.jpg
Walt Disney e o projeto da Disneylândia (Disneyland).

10.jpg
Mapa de 1955 da Disneylândia (Disneyland).

Walt Disney, então, convidou algumas pessoas a voltarem no parque e aproveitarem de maneira apropriada, com todos os problemas resolvidos. No dia 18 de julho, o parque abriu para o público às duas horas da manhã e cinquenta mil pessoas visitaram o parque aproximadamente. Com o tempo, vários hotéis e restaurantes começaram a surgir ao redor e não havia mais espaço para a ampliação. Assim, Walt começou a buscar um lugar maior e melhor para a construção. Esse parque já teve mais de seiscentos e cinquenta milhões de visitantes até hoje.

A região central da Flórida era o local perfeito para seu novo projeto. É um destino turístico, tem clima bom e poderiam visitar o local o ano todo. Além disso, Orlando fica na beira da Interstate 4, a estrada que cruza os Estados Unidos de leste a oeste, o que facilita o acesso. As terras eram grandes e baratas então Walt começou a compra-las usando empresas fictícias, pois se o mercado soubesse que ele era o comprador o preço aumentaria.

11
Walt Disney apresentando o projeto da Flórida.

12.jpg
Janela no Magic Kingdom com alguns nomes de empresas fictícias que Walt Disney usou.

Foram comprados, aproximadamente, cento e dez quilômetros quadrados de terra, o que é equivalente à cidade de São Francisco. Em primeiro lugar, ele queria construir um parque temático ao norte do terreno para trazer turistas à Flórida. E, depois, uma “comunidade do futuro” seria construída com muitas inovações, tecnologia e transporte subterrâneo que se chamaria “Protótipo Experimental da Comunidade do Futuro” (Experimental Prototype Community Of Tomorrow), hoje EPCOT. O projeto Flórida seria divulgado em novembro de 1965, mas a notícia vazou no final de outubro.

13
Mapa de 1971 do Magic Kingdom.

Porém, dia 15 de dezembro de 1966, Walt Disney morreu de câncer no pulmão. Com isso, a companhia entrou em um lento declínio por falta de liderança e acionistas tentaram comprar a empresa através do controle majoritário de suas ações. Um ano depois, a construção do “The Walt Disney Resort” na Flórida, começou e Roy Disney, irmão e sócio de Walt, supervisionou tudo.

O parque “Magic Kingdom” foi inaugurado no dia primeiro de outubro de 1971. O complexo se chamaria apenas “Disney World”, mas para homenagear o irmão, Roy decidiu pelo nome “Walt Disney World” e faleceu no dia vinte de dezembro do mesmo ano.

14.jpg
Inauguração do Walt Disney World no dia 1º de Outubro de 1971.

Os anos 80 começaram com a primeira co-produção da Disney com a Paramount Pictures: “Popeye”. Logo depois, as primeiras fitas de vídeo foram à venda e, três anos depois, nasceu o Disney Channel, o canal de televisão da Disney. Dia primeiro de outubro de 1982 foi inaugurado o segundo parque do complexo Disney, o “Epcot”, com a temática de futuro e tecnologias, pensada por Walt Disney anteriormente. Em 1983 foi inaugurado a “Tokyo Disneyland”, o primeiro deles fora dos Estados Unidos.

15
Popeye 1980.

16.jpg
Mapa de 1982 do EPCOT.

17
Construção do EPCOT.

18.jpg
Inauguração da Tokyo Disneyland.

19.jpg
Ingresso Tokyo Disneyland.

Em 1986, o nome “Walt Disney Productions” muda para “The Walt Disney Company”. No ano seguinte, a primeira loja da Disney é aberta na Califórnia. Dia primeiro de maio de 1989 o parque MGM Studios (hoje Hollywood Studios) é inaugurado e quatro anos depois o projeto “Euro Disney” se inicia.

20
Mapa de 1989 do MGM Studios.

21.jpg
Primeira família a conhecer o MGM Studios dia 1 de maio de 1989.

Em 1991, “A Bela e a Fera” foi a primeira e única animação a concorrer ao Oscar de melhor filme. No ano de 1992, a marca Disney entrou no ramo de esportes e o projeto Euro Disney se concretizou, sendo aberta para o público em Paris, na França.

22
Inauguração Disneyland Paris dia 12 de abril de 1992.

Devido ao lançamento do filme “The Mighty Ducks”, a companhia criou a equipe de hóquei “Mighty Ducks of Anaheim”. Em 1993, o time disputou seu primeiro jogo em casa na Anaheim Arena e a Disney comprou a “Miramax Films”. Em 1997, a Disney comprou a equipe de beisebol “California Angels”, que se tornou “Anaheim Angels” para atrair turistas para a região. Posteriormente os times foram vendidos.
Em 1996, a Disney adquire o grupo ABC e no ano seguinte são lançados os primeiros filmes em DVD como “Toy Story”, “Pocahontas” e “O Corcunda de Notre Dame”. No dia 21 de abril de 1998, o “Animal Kingdom”, quarto parque da Disney na Flórida, foi inaugurado.

23.jpg
Mapa de 1998 do Animal Kingdom.

24.jpg
Inauguração do Animal Kingdom.

A Disney é, atualmente, dona de onze canais de TV, entre eles a ESPN, A&E e History Channel , e possui setenta e duas emissoras de rádio. Além disso, comprou a “Pixar Animation Studios” em 2006 e a “Marvel Entertainment” em 2009. A companhia lançou mais de 300 filmes, mais de 70 séries e possui 13 parques espalhados pelo mundo, além de hotéis, centro de compras e de atividades esportivas.

Fonte.

Espero que tenham gostado dessa longa e inspiradora história!

Beijos! Que seu dia seja mágico! ♥

Vem ficar pertinho de mim nas outras redes sociais também!
Instagram | Facebook | Twitter | Pinterest

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s