Como tirar passaporte e visto?

Sem o passaporte e o visto ninguém sai do país, por isso são essenciais. Já falei disso no post “Como planejar uma viagem para Disney em 8 passos“, mas decidi fazer um separado para ajudar na busca de vocês. Vamos lá?

PASSAPORTE

o-passaporte-facebook1

Bom, o passaporte deve ser feito na Polícia Federal e tem validade de 10 anos. Em primeiro lugar, você deve requerer o passaporte clicando aqui. Para isso preencha os dados aqui com identidadetítulo de eleitor e passaporte anterior se tiver. Caso seja homem, precisa do comprovante de quitação com o serviço militar.

Isso vai gerar a GRU (Guia de Recolhimento da União) que deve ser paga e levada no dia do atendimento. Depois disso, agende esse serviço em um lugar de sua preferência com o CPFprotocolo de requerimento e data de nascimento.

No dia do atendimento, leve todos os documentos originais a seguir:

1) Identidade
2) Certidão de nascimento
3) Certidão de casamento
4) Título de eleitor
5) Comprovante de que votou na última eleição
6) Quitação com o serviço militar (para homens)
7) Comprovante de pagamento da GRU
8) Passaporte anterior se tiver
9) CPF
10) Se for criança, formulário de autorização de viagem

Com isso você está pronto para a entrevista, onde você mostra todos os documentos acima, cadastra as digitais e tira uma foto. Seu passaporte deve ficar pronto em 10 dias aproximadamente e você deve voltar lá pessoalmente com sua identidade para retirá-lo.

VISTO

visto-americano-eua

Já para tirar o visto de turismo (B2) o primeiro passo é preencher o DS-160 (formulário de solicitação de não imigrantes) com os seguintes dados em mãos:

1) Passaporte atual
2) Passaportes antigos com vistos para os Estados Unidos se tiver
3) Informações de contato (telefone, endereço e outros)
4) Datas de viagens anteriores para o exterior
5) Informações do hotel que pretende se hospedar (endereço, e-mail e telefone)
6) Foto 5×5 ou 5×7 colorida tirada dentro dos últimos 6 meses em fundo branco

Para preencher clique aqui. Primeiro você escolherá em qual cidade prefere fazer a solicitação (São Paulo, Rio de Janeiro, Recife ou Brasília). O site do formulário está em inglês, mas no canto superior do lado direito da tela há “Select Tooltip Language” onde você pode alterar o idioma.

Preencha todos os dados de forma completa, correta, com o maior número de detalhes possível e seja honesta(o) para não ter complicações futuras.

Escreva seu nome exatamente como ele aparece em seu passaporte e tente responder todas as questões (em vez de dizer “não sei”) pois, quanto mais informações, mais tranquilo será o processo.

Ah, não esqueça de conferir tudo antes de assinar e enviar, porque um erro pode resultar no reagendamento.

Dicas: anote o número de formulário (Application ID) e a pergunta de segurança que vai aparecer no começo do processo. Isso é importante caso tenha que interromper o preenchimento e, quando voltar, é só colocar esses dados clicando em “Retrieve Application”.

Outra coisa importante é salvar cada etapa para não perder nada caso a internet caia ou outros imprevistos aconteçam.

Depois de preenchido, será gerada uma página de confirmação que deverá ser impressa com o código de barras, ou seja, seu número de confirmação, para levar na entrevista.

O próximo passo é agendar a entrevista no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e Embaixada/Consulado. Para isso, tenha em mãos:

1) O código de barras do DS-160
2) Número de seu passaporte
3) Cartão de crédito para o pagamento da taxa ($160).

Entre aqui e clique em “Inicie sua solicitação” e preencha todos os campos conferindo sempre antes de salvar. Escolha o local de entrega e imprima o comprovante de pagamento da taxa.

Antes de ir ao Consulado você deverá ir ao CASV, porém o site pede para agendarmos a ida ao Consulado primeiro. Por isso, lembre-se de comparecer antes ao CASV e imprima a confirmação de agendamento das entrevistas.

Chegue com 30 minutos de antecedência no CASV com passaportecomprovante do pagamento da taxaconfirmação do DS-160 passaportes anteriores em mãos.

Alguns itens são proibidos no local, então evite problemas e não leve celular, câmera de vídeo, máquinas fotográficas, equipamentos de senha bancária, fones de ouvido, baterias, carregadores de telefone, pendrive, equipamentos eletrônicos (iPod, MP3, rádios, modens, computadores etc), objetos afiados, isqueiros e armas.

Nesse dia, você entregará seus documentos, coletará as digitais e tirará uma foto.

No outro dia, para a entrevista no Consulado/Embaixada leve todos os documentos oficiais que comprovem seu vínculo com o Brasil, ou seja:

1) Declaração de imposto de renda
2) Três últimos contra-cheques
3) Três últimos extratos bancários
4) Carteira de trabalho assinada
5) Grade horária da faculdade/escola
6) Comprovante de imóveis/automóveis e outros.

Eles farão perguntas para saber se está indo somente para se divertir, se possui vínculos com o Brasil e se pretende voltar. Mostre que têm coisas importantes para você aqui no país, como família, faculdade, emprego etc. Perguntarão o propósito da viagem, quanto tempo pretende ficar, como vai cobrir os custos da viagem e outras.

Fique tranquilo, se mostre seguro de todas as respostas e diga somente a verdade.

Se o seu visto foi concedido, será entregue em até duas semanas no endereço que preencheu no formulário.

Fonte.

Então é isso! Espero ter ajudado!

Beijos! Que seu dia seja mágico! ♥

Vem ficar pertinho de mim nas outras redes sociais também!
Instagram | Facebook | Twitter | Pinterest Bloglovin | Tumblr

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s