Como os funcionários da Disney devem ser?

Os funcionários da Disney precisam seguir regras para manter seus empregos e manter o clima de fantasia proposto pelos parques da Disney. Para isso, recebem um livro chamado “The Disney Look”. Eles são treinados para responderem a qualquer tipo de dúvida que um visitante possa ter e, se não souberem, precisam ligar para algum operador que saiba.

1

Em relação à aparência, os homens devem aparar a barba ou tirá-la. O bigode não pode se estender por cima dos lábios ou canto da boca e a barba não pode ter formatos diferentes. O cabelo dos homens deve ser cortado na parte de trás e dos lados, não se estendendo sobre as orelhas ou colarinho da camisa. É permitido cabeça raspada e estilos trançados afro, mas sem contas ou ornamentação. Não podem raspar a sobrancelha, nem esconder penteados sob um chapéu ou colocar o cabelo atrás da orelha. As unhas devem ser aparadas e limpas.

As mulheres devem ter um corte clássico de cabelo, que seja fácil para manter o estilo, deve ser bem penteado e, se for muito comprido a ponto de cair no rosto durante o trabalho, deverá ser preso. Assim como os homens, penteados afro são permitidos, mas sem contas ou ornamentação. Para elas, o cabelo raspado não é permitido, assim como as sobrancelhas. Além disso, as unhas não podem ser muito compridas nem decoradas.

2

Os funcionários que se caracterizam de personagens passam por vários treinamentos. Eles devem interpretar fielmente seu papel, brincar com visitantes, tirar fotos, fazer os trejeitos específicos, usar o mesmo tom de voz independe do que aconteça, além de dar autógrafos idênticos. Todos os funcionários que interpretarem o Mickey, por exemplo, devem ter a mesma assinatura.

Eles não “saberão” responder perguntas do mundo exterior já que para eles aquilo não existe. Para representar princesas, as mulheres devem ter entre 1,62m a 1,72m de altura. Já para personagens adolescentes, podem ter entre 1,50m a 1,58m. Além disso, não podem ter tatuagens visíveis, piercings em qualquer parte do rosto, nem alargadores na orelha e implantes sob a pele.

3

Se usam óculos, as armações e lentes não podem exibir logotipos e a cor e estrutura devem ser convencionais. Todo e qualquer funcionário é responsável pela limpeza do parque, então sempre que virem algum papel ou resíduo no chão, devem colocar no lixo de forma discreta e graciosa. Além disso, há a equipe de limpeza e manutenção, por isso os parques estão sempre limpos.

Os funcionários, ao apontar para alguma direção e dar alguma informação, acenam com a mão inteira ou com dois dedos, já que um dedo pode ser considerado ofensivo para algumas culturas. Eles não podem postar suas funções nas redes sociais e não podem ter Twitter, mesmo em sua vida pessoal. Eles utilizam códigos para se comunicar dentro dos parques como, por exemplo, quando alguém vomita, isso é chamado de “Código V”. Além disso, não podem mexer no celular e devem manter a postura.

A Disney usa máquinas chamadas de “Smellitzers”, que são espalhadas nos parques. Elas lançam aromas que ambientam uma determinada área, por exemplo, um cheirinho de mar em um local com essa temática ou de baunilha próximo a um restaurante. Os funcionários são chamados de “membros do elenco” (cast members) e os visitantes como “convidados”. Áreas fora do alcance dos convidados são chamadas de “bastidores”, como por exemplo os túneis subterrâneos por onde eles passam, e o que é público é chamado de “palco”. Isso ajuda a manter uma atmosfera amigável e feliz, essência da empresa.

4
Candy Palace na Main Street, Magic Kingdom. Na parte inferior há os “Smelllitzers” que lançam aromas de baunilha e waffle.

5Túnel subterrâneo por onde os funcionários passam.

Uma das vantagens é que os funcionários e seus familiares podem entrar nos parques gratuitamente nos seus dias de folga e ganham descontos em lojas, restaurantes e outros locais.

Os parques oferecem oportunidades de emprego através de um intercâmbio todos os anos, por isso há pessoas de vários países no parque. Cada funcionário recebe uma “Name Tag” que é seu “crachá” de identificação com o primeiro nome, sua cidade, país e seu idioma. Além disso, as horas de trabalho são contabilizadas de forma que o funcionário permaneça disposto e feliz para trabalhar. Em resumo, a Disney preza por manter o clima de magia e fantasia dentro dos parques e lojas de sua companhia. A felicidade deve estar em todos os locais para que os visitantes se sintam bem e satisfeitos.

6

Curiosidade:

Em 1960, havia um manual chamado “A Disneylândia e você”, que assim como o “The Disney Look”, determinava como os funcionários deveriam se comportar e muitos deles duram até hoje. Eles deviam tratar as pessoas pelo primeiro nome, inclusive Walt Disney, que gostava de ser chamado apenas de Walt. Não poderiam usar “senhor” ou “senhora” e nem ser mal-humorados.

7

Não era permitido comer, beber, mascar chiclete, dormir, fumar ou apostar em jogos de azar em áreas públicas do parque. Não podiam e nem podem usar maquiagem pesada, assim como os esmaltes que devem ter cores discretas e claras. O delineador, rímel e unhas postiças não podiam ser muito compridos. O uniforme devia e deve estar arrumado e limpo.

Marido e mulher ou namorados podiam trabalhar no complexo, mas não na mesma área e/ou departamento. Com seis meses de serviços, os funcionários ganhavam ingressos para curtir as atrações do parque, com um ano ganhavam um broche de prata e com cinco anos um broche de ouro.

E aí, o que acharam de tudo isso?

Beijos! Que seu dia seja mágico! ♥

Vem ficar pertinho de mim nas outras redes sociais também!
Instagram | Facebook | Twitter | Pinterest Bloglovin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s